Características evolutivas
Características evolutivas das Aves
Sistema Reprodutor
Diferente dos répteis que as vezes dão a luz a seus filhotes, todas as espécies de aves colocam ovos. Apesar dos ovos parecerem frágeis, o formato oval tem grande resistência e eles podem suportar grandes pressões sem quem nenhum quebre. Como os ovos são pesados para carregar as fêmeas colocam os ovos quase sempre em um ninho construído para proteger o ovo contra predadores e para deixa-lo aquecido durante o desenvolvimento do embrião.
A diferentes espécies de aves coloca números diferentes de ovos ... ex: os pinguins normalmente coloca um único ovo , enquanto o chapim azul europeu põe entre 18 a 19 ovos.
A construção de um ninho é uma das grandes façanhas do reino animal. Espécies diferentes mostram uma diversidade extraordinária na construção de seus ninhos. Algumas aves constroem ninhos minúsculos bem escondidos , que nem mesmo o melhor caçador mais determinado pode encontrá-lo, mas outras espécies constroem ninhos enormes, visíveis, que elas defendem corajosamente contra qualquer criatura que se aproxime.
Adaptação ao vôo
No caminho evolutivo as aves adquiriram várias características que permitem o vôo ao animal.
Exemplos:
- Endotermia.
- Desenvolvimento das pernas.
- Aquisição de ossos pneumáticos.
- Perda, atrofia ou fusão de ossos e órgãos.
- Aquisição de um sistema de sacos aéreos.
- Postura de ovos.
- Presença de quilha, expansão de osso esterno, na qual se prendem os músculos que movimentam as asas.
Comentários
Postar um comentário